
Dependendo para quem você pergunta, você pode ter respostas ligeiramente diferentes para esta questão sobre a diferença entre distorção e overdrive. Eu acho difícil explicar em palavras a diferença dos dois. A melhor maneira para distinguir inicialmente a diferença no resultado do efeito desses dois pedais seria ouvindo-os. Abaixo, disponibilizo dois vídeos que demonstram um exemplo desses dois pedais:
Pedal de Distorção Boss-DS1
Pedal Overdrive – Ibanez Tube Screamer
O pedal de overdrive, para meus ouvidos, tem um som mais ôco, com menos sustain e produz um som mais “blues”. Há muitos tipos de pedais overdrive disponíveis, mas o que possui mais fama certamente é o Tube Screamer, fabricado pela Ibanez. Nos dias de hoje, há muitos fabricantes de Tube Screamers. Para citar um exemplo, Stevie Ray Vaughan utilizou bastante um pedal Tube Screamer durante sua carreira, e devido a grande influência deste guitarrista nas pessoas, você vê com muita frequência um pedal do tipo Tube Screamer na prancha de pedais dos guitarristas atuais.
A diferença de som entre os pedais de distorção e os pedais overdrive pode ser muito sútil. Eu percebi que consigo fazer um pedal de distorção soar como um pedal overdrive, diminuindo um pouco o ganho, enquanto ajusto o botão de tom (tone).Ajustar o tom do pedal de distorção para a direção oposta, por outro lado, cria um som de distorção de alto ganho na maioria dos pedais de distorção. Contudo, fazer um pedal overdrive soar como um pedal distortion é bem mais complicado. Eu conclui que eles soam melhor ajustando o ganho em um nível médio através de um amplificador com som limpo. Tente ouvir qualquer guitarrista de blues ou rock, como por exemplo uma música de Stevie Ray Vaughan, e perceberá que ele frequentemente liga seu Tube Screamer quando vai fazer um solo. O tom fica mais alto e muda de um som mais limpo para um som mais rico, sujo e granulado.
Como usar pedais de distorção e overdrive
Um pedal de ganho pode ser utilizado de vários modos. Você pode utilizá-lo em um ajuste médio de ganho em um amplificador com tom mais limpo para conseguir um bom som granulado para tocar ritmos na guitarra. Você pode usá-lo para dar um impulso (boost), com um ajuste de ganho baixo e o volume ajustado bem alto, em um amplificador com um som mais sujo. Isto irá fazer o sinal do pré-amplificador ficar um pouco mais “quente”, o que leva a um sustain aumentado e um tom mais encorpado. Talvez você já possua um amplificador com para distorção, mas se quiser deixá-lo mais “crocante” – plugue o pedal de distorção e você está fazendo rock! Experimente, tente várias combinações e perceberá que pode conseguir muitos resultados interessantes. Não há regras sobre como usar os pedais – desde que o som esteja bom, você está no caminho certo.
Utilizando os dois pedais juntos
Eis um ótimo truque que você pode ainda não ter tentado: tente utilizar dois pedais ao mesmo tempo. É uma maneira muito interessante de conseguir tons versáteis e muitos guitarristas fazem isso com frequência. Muitos guitarristas “lead” (guitarrista principal, que geralmente toca os solos) utilizam combinações de pedais para atingir bons efeitos na guitarra. Não há regras como eu já disse – tente combinar o pedal de distorção com o pedal de overdrive e veja o que consegue. Você pode por exemplo ajustar os dois com baixo ganho mas juntos eles terão um ganho maior no final. Ou, você pode ajustar um deles com uma quantia razoável de ganho e o outro com um pouco de distorção e talvez um aumento no volume. Isto é a combinação perfeita para tocar solos e leads.
Se você está pensando em adquirir um pedal de distorção ou um pedal de overdrive, mas não tem muita experiência com eles, eu recomendaria você ir em uma loja de instrumentos musicais bem equipada e pergunte ao vendedor pelos melhores pedais de ganho que ele tiver. Ligue eles em conjunto, faça os ajustes e veja que tons você tira deles. Esta é a melhor maneira de ver o tipo de som que você tira desses equipamentos.
E você, prefere pedal de distorção ou overdrive? Comente sobre quais pedais você mais gosta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário