sexta-feira, 31 de agosto de 2012

#Um Pouquinho de Deus?!

Mesmo que nós sejamos 'fracos', existe um cara, que sempre acredita, mesmo que nos sentimos um lixo por não ser aquilo que 'Deus procura', Ele sempre te dará uma segunda chance, se for o que você realmente quer.
#Pensenisso

- E que você seja tocado por Ele de forma sobrenatural.


Curte ai!

Definindo o que é uma melodia musical


Definindo o que é uma melodia musical

MELODIA MUSICAL é definida por um conjunto de notas dadas de forma sucessiva, e que fazem um sentido musical. É também uma das três partes constituintes da música – que é formada por harmoniamelodia e ritmo.
Na prática é muito mais fácil de entender o que é uma MELODIA. Todas as pessoas conhecem alguma música que cantam ou tocam, mesmo que não saibam defini-la didaticamente. Seguindo este raciocínio, podemos dizer que a melodia musical é o mais importante componente de formação da música. O fato é que, normalmente quando lembramos de uma música, o mais comum é que tenhamos em mente sua melodia e não sua harmonia ou outro componente musical, daí podemos ter uma noção de sua importância.
Mas nem todas as melodias musicais são cantadas ou feitas para tal fim. Neste momento aparece então a figura do solista, o improvisador, o virtuose. No caso da guitarra, tanto para as melodias que podem ser cantadas, quanto para as que devem ser tocadas de forma virtuosística, temos aspectos importantes em relação a execução musical.
O desenvolvimento da mão esquerda para a digitação e o da mão direita para a execução do som devem ocorrer de forma gradual. A concentração do estudante na execução de um trecho musical deve ser total, para que haja a adequada assimilação técnica e para que se possa extrair do instrumento a sonoridade desejada. A consciência do estudante em relação ao estágio de desenvolvimento técnico que ocupa deve ser clara, para que não se crie barreiras desnecessárias no curso normal da aprendizagem musical.

A compreesão sobre a melodia musical é algo útil para ter uma noção melhor na sua prática diária na guitarra e nas suas composições.

Teoria musical para iniciantes



Teoria musical para iniciantes

TOM E SEMITOM
Como vimos, a música ocidental possui um sistema compostos por 12 sons (notas) diferentes: sete notas naturais e cinco acidentais. Para se obter uma relação concreta entre os sons musicais foi criadaa uma unidade de medida, chama de Tom.
Tom é a unidade de medida musical, e é usado para determinar a distância sonora entre os sons musicais.
O TOM pode ser dividido em duas partes, que recebem o nome de SEMITOM. O Semitom, além de representar a metade da unidade padrão, também é a menor medida possível entre os sonos do nosso sistema musical. Para que fique claro, vamos explicar novamente utilizando comparações com outros métodos mais comuns do nosso cotidiano. Para se conseguir uma relação entre notas que tornasse possível a manipulação dos sons, foi criada uma medida de altura (grave e agudo) das notas. Essa medida possui uma unidade a que se deu o nome Tom. O Tom é simplesmente a medida dos sons em música, assim como temos o metro para medir as distâncias, o quilograma para medidas de peso e os minutos para medir o tempo, o Tom irá medir as frequências sonoras, ou seja, através da altura do som se estabelecerá uma nomenclatura. Então, o Tom é a distânia existente, por  exemplo, entre as notas Dó e Ré -  entre outras, como veremos logo adiante. Sendo que o mesmo pode ser dividido em duas partes, que serão chamadas de SEMITOM. O Semitom é o menor espaço existente entre dois sons musciais e essa é a medida que ocorre entre as casas da guitarra, ou seja, de um traste para outro.
O semitom é o menor intervalo possível entre dois sons musicais.
Falamos até agora dos setes sons naturais! Agora iremos tratar dos outros cinco sons a que nos referimos como Acidentes Musicais.
ACIDENTES MUSICAIS
Acidentes Musicais são as notas formadas através da utilização dos Sinais de Alteração. Estes Sinais simbolos que, quando colocados juntos de alguma nota natural, irão alterar a sua frequência (altura) criando assim o Acidente Musical. Portanto, os Sinais de Alteração ou Acidentes Musicais alteram a frequência das notas naturais, sendo que na grafia o seu nome não mudará. Essas mudanças podem acontecer de duas maneiras: Bemois ( b ) e Sustenidos ( # ).
BEMOIS E SUSTENIDOS
Essas alterações têm o objetivo de movimentar a frequência das notas para que elas possam assumir outros contextos musicais. Bemóis e Sustenidos são as alterações na frequência, que se pode fazer em algumas notas naturais, essas alterações ocorrem de forma oposta, da seguinte forma:
Bemol (b): Reduz a frequência das notas em um SEMITOM, ou seja, faz o som da nota ficar mais grave, após receber a alteração, em um SEMITOM. 
bemois1 300x188 Teoria musical para iniciantes






Sustenido (#): Eleva a frequência das notas em um SEMITOM, ou seja, faz o som da nota ficar mais agudo, após receber a alteração, em um SEMITOM.
bemois11 300x131 Teoria musical para iniciantes





Os acidentes musicais alteram as notas da segunte maneira:
Nota Sol = quando colocamos a alteração b, temos Solb.
Nota Sol = quando colocamos a alteração #, temos Sol#.
Ou ainda, podemos visualizar de forma inversa:
Nota Solb = é a nota Sol (natural) que recebeu um Acidente b, e portanto ficou um Semitom mais grave.
Nota Sol# = é a nota Sol (natural) que recebeu o Acidente #, e portanto ficou um Semitom mais aguda.
Temos ainda mais duas formas possíveis derivadas das primeiras.
Dobrado Bemol (bb): abaixa a altura da nota musical em um tom, ou seja, reduz a frequência das notas em um TOM.
bemois2 300x188 Teoria musical para iniciantes






Dobrado Sustenido (##): aumenta a altura da nota musical em um tom, ou seja, eleva a frequência da nota em um Tom.
bermois31 300x114 Teoria musical para iniciantes





Solbb = Sol dobrado bemol, nota Sol diminuta de dois SEMITONS (um Tom).
Sol## = Sol dobrado sustenido, nota Sol acrescida de dois Semitons (um Tom).
Em resumo:
Bemol (b) = Reduz a nota em meio tom.
Sustenido (#) = Eleva a nota em meio tom.
Dobrado bemol (bb) = Reduz a nota em um tom.
Dobrado sustenido (##) = Eleva a nota em um tom.